Olá a todos,

Gostaria de poder ajudar a todos nesse magnífico hobby e vejo que muitas pessoas às vezes me fazem várias perguntas, muitas dúvidas, isso é ótimo, pois só aprendemos assim. Não quero falar que sei de tudo, afinal ninguém é tão sábio que não tenha o que aprender ou tão burro que não tenha o que ensinar.
Gostaria de deixar um post aonde poderia tentar falar algo que aprendi nesses anos que estou nesse hobby.
Primeiro gostaria de fazer um peq. Texto sobre “Mundo a Mentalidade do Aquarista”

Veja seu aquário, os peixes encontram sempre na mesma atividade diária de nadar, esperando que você os alimente uma beliscada em uma planta verde, ops tinha uma planta verde, agora esta mucha e marrom, marrom não, meio vermelha. Mas tudo vai bem as plantas cada vez maiores e brancas a água amarela, os peixes bem alimentados e gordinhos, até que ....opa...morreu um peixe ! ..xiii mais um...outro !! Puxa vida estava indo tão bem, o que será que aconteceu? Bom, mas este aquário foi bem, durou 1 ano!
Para informar

Se tudo acima acontece em seu tanque exatamente como não deveria acontecer, parabéns, você possui em casa um calabouço de torturar peixes.
Você talvez não tenha culpa disso, mas, com certeza, se seus peixes ainda estiverem vivos nestas condições estão passando um mau bocado.
Entenda que peixes não falam e nem faz gestos então apenas uma simples mudança de cor, ou natação irregular pode significar que algo esta horrível.
Lembre para o sucesso nesse hobby paciência é o melhor recurso. Ser precipitado é o maior inimigo que podemos ter isto poderá comprometer o equilíbrio de todo aquário.
Nunca se esqueça que seus peixes coloridos não são sós objetos caros e sim seres vivos que não pediram para estar ali. Por isso antes de habitar seu aquário você deverá ter certeza que seu aquário atenda todas as necessidades desses pobres criaturas.

Dicas iniciais

Não adianta tentar colocar néon com kinguio, todos sabem que são incompatíveis (PH) e não venha falar, mas fulano tem e estão tão bem! Como no texto acima será que estão? Fazem pelo menos 5anos que estão juntos? Se não estiverem nem venha falar isso, duvido que alguém tenha conseguido essa proeza!

Alias muitas pessoas mente a respeito dos seus aquários! O pq? Infelizmente não sei às vezes a vergonha de admitir que não saiba cuidar como deveria. Como falei ninguém sabe tudo, tem que ter humildade e perguntar aos que sabem um pouco mais.

  1. Alimentação saudável e bem variada (ex. para kinguios, cenoura, pepino, batata, alface, escarola, acelga, espinafre cozido, artemias, minhocas, miúdos em geral, etc.).
  2. Condições ideais da água (PH, KH, Amônia em 0ppm, etc. já falo sobre isso).

Como tratar a água?

Todo mês fazemos as TPA né? (trocas parciais de água) aonde removemos em média de 20% a 50% da água e repomos a mesma quantidade de água previamente tratada.

Basicamente com isso a água já estará 90% ideal, quem quiser poderá estudar mais e também remover os metais pesados, etc.

Com a água ideal, peixes compatíveis e alimentação adequada seus peixes vão te agradecer.
Sempre tenha vários testes (Cloro, PH, KH, Amônia, Nitrito) e condicionadores de água (anticloro, alcalinizador, acidificador) esses testes e condicionadores costumam ser baratos +-R$3,00 cada e assim você poderá saber se realmente esta tudo bem.

ATENÇÃO : Para finalizar mudanças bruscas de parâmetros (ex. PH) mata mais que o parâmetro errado, mesmo que a mudança for para melhorar. Toda mudança deveria ser o mais demorado possível. Ex. Se eu tivesse kinguios em um pH ácido 6,8 e fosse deixar para um pH ideal 7,2 (alcalino) eu não faria essa mudança de 0,4 do pH em menos que 2 dias.

Abraço a todos

Leonardo S. Dorathoto

leonardo@wmb.com.br